segunda-feira, 21 de maio de 2007

Visita de Dom Fernando Rifan a Pelotas



Semana passada, D. Fernando Rifan, Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, dos fiéis ligados à liturgia tradicional, jantou em minha casa com alguns membros do Regnum Christi. Assei uma parrillada à moda uruguaia e fiz um arroz de carreteiro, feijão mexido e salada pampeana.




















Antes assistimos Missa no rito romano tradicional.







No Domingo, tivemos Missa cantada.

Foi uma bênção!

Dom Fernando mostrou-se muito ortodoxo e pregou contra as atitudes de alguns tradicionalistas que se mantêm longe e à margem do Magistério da Igreja. Defendeu vigorosamente o Concílio e o rito novo da Missa, ainda que tenha motivos teológicos e espirituais para preferir a forma clássica do rito romano.

Sua Orientação Pastoral foi bastante divulgada por aqui, até porque, segundo suas próprias palavras, corrige muitos de seus erros do passado. Sim, Dom Fernando não tem medo de reconhecer que, querendo fazer o bem, equivocou-se. É um homem corajoso e um santo Bispo!
Elogiou, sobretudo, o Opus Dei e alguns sacerdotes diocesanos que vem celebrado, com a permissão dos Bispos, no rito romano tradicional. Também agradeceu a receptividade dos Legionários de Cristo em Roma, pois se hospedou no nosso Cento de Estudos Superiores quando foi fazer o curso para novos Bispos, uns anos atrás. Aliás, são os Legionários que hospedam a maioria dos Bispos que vai para esse curso, sabiam?

Quanto ao rito novo: "Criticamos os abusos, não mais o rito em si. Mudamos e reconhecemos nossos erros passados..."

Dias de muitas graças para todos.

Mais algumas fotos:


Início da Missa Cantada


Alguns do Regnum Christi em frente ao Carmelo



Dom Fernando de pluvial, para o Asperges


O sermão


Incensando o altar no Ofertório


Consagração - Isto é o meu Corpo!

14 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, D. Rifan é demais!
O claro estilo do verdadeiro Pastor: humilde, caridoso, sábio.

Que seu apostolado seja frutífero e muitas almas retornem a Cristo por seu exemplo!

Anônimo disse...

Ele é muito falso.
Como pode negar tudo o que disse antes... Não se pode confiar neste homem, que agora defende o CVII e a Missa Nova com unhas e dentes. Bem diferente do que pensava o antigo Bispo de Campo, Dom Mayer.

Vendido.

Marcio disse...

Para insultar assim um bispo santo, tinha mesmo que se refugiar no anonimato...

Anônimo disse...

Não é "santo" um Bispo cambaleante que muda de posição doutrinária frequentemente. Ou se é frio, ou quente, morno...

Anônimo disse...

Aparecida, reconhecer que errou é na verdade uma imensa virtude, é grande humildade. Maior ainda sua busca pela obediência à Santa Sé. Um homem agindo assim demonstra grande crescimento e não ser morno. Não julgue o homem, reze por ele. Até porque é um bispo.

Rafael, quais as razões para ele preferir o rito antigo? Seria muito enriquecedor conhecê-las.

Danilo disse...

Dom Rifan mudou, sem dúvida.
Agora ele é mais um bispo pós-conciliar. Se isso é bom ou ruim, é esperar pra ver.
Dom Rifan foi recebido pela Santa Sé sem precisar (quase) mudar os seus conceitos e as suas críticas ao Concílio. Agora que o papa autoriza a crítica ao Vaticano II, dom Rifan muda de lado e passa a defender...Estranho, não é mesmo?
Antes, quando era proibido dizer um "i" do Vaticano II, Dom Rifan era um dos "pilares" da oposição ao concílio. Agora que está autorizada, pelo papa, a crítica "construtiva", ele prefere mudar.
Como eu disse, é esperar pra ver. E rezar...
----
Ao Sr anônimo, da ultima postagem:
Sem querer me intrometer, mas as razões para os opositores da Missa Nova preferirem a Missa Tradicional são: 1- a deficiencia do mistério eucaristico e da crença da presença reall de Cristo, presentes no missal de Paulo VI 2- o antropocentrismo levado ao extremo 3- as "modernidades" (dança, rock) inseridas. Claro que as danças em frente ao SS Sacramento não estão previstas no missal, mas foi a liberdade criativa do pós-concílio que criou essas aberrações. 4- a diminuição do sentido de adoração, que não é visivel no missal de Paulo VI.
Há muitas outras razões, essas são as principais.

Anônimo disse...

Obrigado Danilo, fez muito bem em tomar essa iniciativa. Mas se houver algum artigo que explique porque esses pontos enumerados por você acontecem, ou se puder explicá-los aqui mesmo ficaria muito grato.

Paz

Unknown disse...

sabemos que Roma se tornou a sed do ant cristo os lobos estão saindo da toca

Anônimo disse...

Não sabia que reconhecer um erro, era ser morno...
Então o Papa João Paulo II reconheceu alguns abusos na inquisição, ele se tornou morno?

PENSEM BEM ANTES DE FALAR E CRITICA UM BISPO, SEJA ELE QUAL FOR, POIS ELE TEM GRAÇA DE ESTADO E É O PRÓPRIO JESUS NA TERRA COMO JAH DIZIA O GRANDO SÃO JOÃO MARIA VIANNEY
PAZ E BEM**

Unknown disse...

Oi, meu nome é Thiago José Teixeira Pires e sou da diocese de Campos/RJ. Conheço bastante nosso Bispo Don Fernando e podem ter certeza que se ele mudou de opinião, foi depois de pensar à exaustão. Reconheceu alguns erros e isso é louvável. No começo fiquei com um sentimento de que fui enganado por muitos anos mas depois de refletir entendi que o que os padres da Administração Apostólica fizeram(não só Don Fernando), foi com boa intenção e acredito que estavam pensando em fazer a coisa certa. Graças a eles, nosso rito tridentino, riquíssimo por sinal, está preservado e podemos assistir a uma SANTA missa sem nos chocarmos com abusos. Ele é muito inteligente e sabe de sua responsabilidade dentro da Igreja.

Anônimo disse...

Oi pessoal

Sou de Anápolis, Tinhamos um Bispo da linha de Campos, no principio queriam apedrejá-lo, depois ele eliminou a concorrencia, com o tempo trouxe para cá muitos dos que pensam como ele pensava, no final estes acolhidos se tornaram lobos vorázes e o difamaram tanto tentando tirar-lhe o poder que o mesmo quase morreu de tristeza, os textos dos filhos da paixão estão lá até hoje difamando um bispo que não é mais bispo, ele não merecia isto de um filho amado.
Por outro lado nosso novo Bispo herdou toda esta tormenta e agora tais lobos o atacam ferozmente pela internet divulgando cartas absurdas, pois são totalmente desobedientes ao bispo local.
Dom Rifam e o Papa Bento XVI querem acabar com essa encrenca de uma vez por todas, Missa Tridentina é Permitida e acabou, só que a Missa nova não será substituida e pronto!
Esses anomimos são bem conhecidos, são os dicipulos monfortinos treinados para atacar tudo que vá contra seus principios, mesmo que o Papa já tenha recebido os separados de volta, agora atacam os que buscaram a comunhão definitiva com a Igreja Mãe, sem motivos é claro.

Dom Rifam.

Que Deus continue lhe abençoando com toda sorte de dons Espírituais.
Amem.

Anônimo disse...

senhor anonimo ,o senhor bispo d fernando deve ser respeitado como um bispo e deve ser corrigido formalmente(quando esta errado é claro ) mas o senhor o insultando nao se mostra catolico 8se verdadeiramente é )pois se for falar de um bispo dirija-se a a ele como tal .

Tarcisio disse...

Lamentável a posição de Dom Rifan, defendendo o concílio e a missa nova, até onde vamos chegar??!!

Anônimo disse...

Creio que o Concílio Vaticano II, é Santo, pois foi concebido pela Nossa Santa e ùnica Igreja Católica, e profetizado por Dom Bosco, e por isso o Concílio deve ser respeitado integralmente.