quinta-feira, 31 de maio de 2007

Peregrinação em Roma

Tive a oportunidade de conhecer a cidade Eterna, Roma, no mês passado, em ocasião de um congresso internacional da família que eu e minha família participamos. Eis meus registros.

Angelus com o Papa Bento XVI em Roma


Eis a multidão que luta por um espaço na Piazza San Pietro para poder "ver e ouvir" o Papa Bento XVI, no momento do Angelus. É impressionante o amor que o público demonstra ao Santo Padre, a diversidade de culturas que o saúda levando faixas, cantos. Pelas informações que tivemos em Roma, é assim todo santo domingo, e a praça vem enchendo até mais do que no pontificado do saudoso João Paulo II.


O Papa responde o carinho da multidão com gestos, palavras e muito sorriso. Não é raro ver grupos de peregrinos poloneses interrompendo seu discurso para entoar algum canto de carinho a sua pessoa. Em ocasião da realização do Congresso Internacional das Famílias em Roma, o Papa Bento fez uma saudação e uma benção especial para os seus participantes, incluindo a nossa família.

Basílica da Santa Cruz de Jerusalém


A encantadora Basílica da Santa Cruz de Jerusalém, construída por Santa Helena para abrigar as relíquias da verdadeira Cruz de Cristo trazida por ela em sua peregrinação à terra Santa. Um dos pontos mais altos e emocionantes de toda a viagem.


Fiél se aproxima das relíquias da Santa Cruz, abrigado nessa Igreja há mais de 15 séculos. Acima à esquerda pode ser ver o dedo intacto de São Tomé, a direita alguns espinhos da coroa de espinhos, no centro, pedaços da cruz e à sua esquerda o braço horizontal da cruz, abaixo à esquerda alguns pregos da crucifixão e finalmente à direita abaixo, um pedaço preservado da placa esculpida a pedido de Pilatos com as inscrição "Jesus Cristo, Nazareno, Rei dos Judeus" em quatro línguas. Um belo detalhe dessa inscrição é o recente encontro por cientistas, de características de linguagem presentes neste madeiro usadas unicamente no período do primeiro século da era cristã.


As quatro Basílicas Maiores de Roma

Abaixo seguem as quatro Basílicas Maiores de Roma. Representam a Catolicidade (São Paulo), a Santidade (Maria Maior), a Apostolicidade (São Pedro) e a Unidade (São João) da Igreja Católica, Una, Santa, Católica e Apostólica. São centros de peregrinação mundial e agraciadas com indulgência plenária a seus visitantes.

São Pedro


Absolutamente nada se compara com a experiência da basílica de São Pedro. Erigida no séc. XV sobre uma anterior basílica do séc. IV, esta igreja está de fato fundada sobre o túmulo do apóstolo São Pedro, conforme comprovações arqueológicas recentes. Sua grandiosidade representa a apostolicidade da Igreja e conforme o Papa Bento XVI, é o coração de toda a Igreja. Aqui o fiél se sente realmente minúsculo e estupefado diante da sensação de que tudo isso foi iniciado por alguns simples pescadores de Jerusalém, que mudaram o mundo para sempre. Aqui se entende o conceito de universalidade da Igreja, quando analisado pela diversidade de pessoas e culturas que se encontram própriamente num local de peregrinação. Inesquecível!


Essa imagem foi feita na porta de entrada da basílica e demonstra a beleza e grandiosidade desta maravilha da arquitetura e da fé. Reparem no tamanho das pessoas abaixo do altar papal.


A emocionante escultura de Michelangello, a Pietà, perfeita em cada detalhe e na emoção que transmite.


O túmulo de São Pedro, que fica nas catacumbas dos Papas, pertinho de João Paulo II, abaixo do altar central da Basílica de São Pedro.


Vitral da Vinda do Espírito Santo logo acima da cátedra de São Pedro


Santa Maria Maior


Essa é basílica de Santa Maria Maggiore, foi construída no séc. IV pelo Papa Libério, inspirado por um sinal da Virgem, que fez nevar neste local em pleno verão de Roma. É a primeira Igreja dedicada a Virgem Maria no Ocidente, e uma das mais belas e adornadas de toda a cidade. Abriga entre outras coisas um relicário com um pedaço da manjedoura do menino Jesus.


Relicário com a manjedoura do Menino Jesus abaixo do altar central.


A exuberância desta basílica é representada pela mais pura perfeição artística e se torna num dos mais convidativos locais para recolhimento e oração.


São Paulo Extra Muros

Essa é a basílica de San Paulo Fora Le Mure, e tem esse nome porque quando foi construída por Constantino ficava muito longe do centro da cidade, fora de seus muros. Representa a Catolicidade da Igreja, ou seja, sua universalidade, e possui dentro de sí mosaícos com as imagens de todos os papas da Igreja. É uma basílica incrível e abriga o túmulo do apóstolo São Paulo.


Tumba de São Paulo abaixo do altar central.


Imagem de trás do altar central aonde somente o Papa pode celebrar a missa. Acima ao redor das paredes é possível ver alguns mosaicos de todos os Papas da Igreja.


São João de Latrão

Essa é a Basílica de San Giovanni in Laterano, uma das 4 grandes basílicas de Roma. Ela é a sede da cátedra do Papa, e recebe a dedicação de "festa do Senhor" na liturgia. É a primeira basílica Cristã e sua origem data do século IV. É a verdadeira Catedral de Roma, chamada de "Mãe e Cabeça de Todas as Igrejas do Mundo". Era a antiga habitação do Papa.


Imagem interna da Igreja atrás do altar principal.


Imagem do mosaico superior acima do altar principal.

Um comentário:

João M. A. da Silva disse...

Esta foto tem direitos autorais?

Posso utiliza-las para capas de livros?

Obrigado

joao@portallivre.org