domingo, 20 de maio de 2007

O Motu Proprio está para chegar!

O Motu Proprio que liberaliza a celebração da liturgia, de acordo com os livros litúrgicos anteriores, seria daqui em diante iminente. É pelo menos o que declara o cardeal da cúria Dario Castrillon Hoyos, responsável pela matéria.

A demora teria sido por duas razões: por um lado, as reticências de alguns episcopados, (em particular o francês); por outro lado, à própria Cúria, devido à pergunta formulada por dois cardeais, Francis Arinze e William Levada, ambos, contudo, considerados conservadores, que o antigo e novo ritual não sejam pura e simplesmente colocados em mesmo pé de igualdade, o que relativisaria seriamente a reforma litúrgica.

Na realidade, o Papa teria ele mesmo escrito o texto do Motu Proprio há vários meses. Ele permaneceria fiel à sua convicção de acordo com a qual o rito anterior jamais teria sido abolido e não seria ilícito. Este ponto de vista é defendido por Roma pelo partido tradicionalista, neste caso os Cardeais Castrillon Hoyos e Stickler, Mgr Patabendige, arcebispo e secretário da Congregação dos Ritos, mas também pelo Ministro de Estado, o Cardeal Tarcísio Bertone.

Fonte: 18 de maio - Le 18 mai - http://golias.fr/spip.php?breve398

Tradução: Paulo Peret Sa. Enviado pela lista MonfortDF.

Nenhum comentário: