quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Papa modifica oração pelos judeus da Sexta-Feira Santa de antes do Concílio

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008 (ZENIT.org ).- Bento XVI mudou a oração pelos judeus que se rezava na liturgia da Sexta-Feira Santa antes do Concílio Vaticano II e que a partir de agora utilizarão só aquelas comunidades que celebram essa forma do rito latino.

A disposição do Papa ficou estabelecida em uma nota da Secretaria de Estado publicada por «L’Osservatore Romano» na edição italiana diária de 6 de fevereiro.

A «Rádio Vaticano» declarou que «a possibildiade de que se utilize o Missal Romano de 1962 durante o Tríduo Sagrado é totalmente excepcional e só afetaria grupos particulares».

Publicamos a nota a seguir:

* * *

«Com relação às disposições contidas no Motu Proprio Summorum Pontificum, de 7 de julho de 2007, sobre a possibilidade de utilizar a última versão do Missal Romano, anterior ao Concílio Vaticano II, publicada em 1962 com a autoridade do beato João XXIII, o Santo Padre Bento XVI indicou que o Oremus et pro Iudaeis da liturgia da Sexta-Feira Santa contido no mencionado Missal Romano seja substituído com este texto:

Oremus et pro Iudaeis (*)

Ut Deus et Dominus noster illuminet corda eorum, ut agnoscant Iesum Christum Salvatorem omnium hominum.

Oremus. Flectamus Flectamus genua. Levate.

Omnipotens sempiterne Deus, qui vis ut omnes homines salvi fiant et ad agnitionem veritatis veniant, concede propitius, ut plenitudine gentium in Ecclesiam Tuam intrante omnis Israel salvus fiat. Per Christum Dominum nostrum. Amen.

Este texto terá que ser utilizado, a partir deste ano, em todas as celebrações da liturgia da Sexta-Feira Santa com o citado Missal Romano.

Vaticano, 4 de fevereiro de 2008.

* * *

(*) Tradução desta oração (não-oficial):

Rezemos pelos judeus. Que o Deus nosso Senhor ilumine seus corações para que reconheçam Jesus Cristo, Salvador de todos os homens. Deus onipotente e eterno, vós que quereis que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade, concedei que, entrando a plenitude dos povos em vossa Igreja, todo Israel seja salvo.

Nenhum comentário: