terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

É apresentada a instrução "Sactorum Mater"

VATICANO - Apresentada a Instrução da Congregação das Causas dos Santos “Sanctorum Mater” para o andamento dos Inquéritos diocesanos ou eparquiais nas Causas dos Santos; as estatísticas sobre Beatificações e Canonizações no pontificado de Bento XVI

Cidade do Vaticano (Agência Fides) - O Card. José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, apresentou hoje, na Sala de Imprensa da Santa Sé, a Instrução da Congregação das Causas dos Santos “Sanctorum Mater” para o andamento dos Inquéritos diocesanos ou eparquiais nas Causas dos Santos, e o suplemento do “Index ac status causarum”.
Como explicou o Cardeal Saraiva Martins, embora não tenha caráter legislativo, nem contenha disposições de lei nem prescrições contrárias às leis em vigor, o documento “quer contribuir para que as normas vigentes para a instrução diocesana de causas de beatificação e canonização sejam aplicadas com sempre mais atenção”. O documento è diviso in sei parti, e descreve minuciosamente todos os Bispos devem seguir para iniciar e levar a termo a fase diocesana do processo de beatificação.

O Prefeito da Congregação das Causas dos Santos descreveu quatro razões para o documento: 1) Vinte e cinco anos depois da promulgação das leis atualmente em vigor para as causas dos santos, a experiência fez sentir que algumas disposições de lei nem sempre foram compreendidas e colocadas na prática em algumas dioceses com a devida precisão. 2) Nem sempre, uma diocese pode contar com pessoas especializadas e com experiência prática para os diversos deveres inerentes a uma causa de canonização: a Instrução é uma espécie de vademecum completo e sistemático, que oferece orientações claras e precisas para os passos a serem realizados desde o início da instrutória até o envio dos atos à Congregação das Causas dos Santos. 3) Com a entrada em vigor da atual legislação sobre as causas dos santos, difundiu-se a idéia, sem fundamento, que a tradicional metodologia processual havia sido substituída por um inquérito de caráter histórico-crítico. A Instrução reitera com vigor a substancia processual das próprias causas, e ressalta com precisão as normas a ser observadas. 4) A verificação séria e severa da fama de santidade ou de martírio constitui uma passagem prévia e absolutamente necessária a ser realizada nas dioceses, pois o procedimento não deve ser iniciado se constar, mediante provas inegáveis, que o servo de Deus ao qual a causa em questão se refere está em conceito de santidade ou de martírio junto a uma parte consistente de fiéis, que se dirigem a ele em suas orações e atribuem graças e favores à sua intercessão.

O Card. Saraiva Martins ressaltou, enfim, que a normativa para as causas de beatificação e canonização é a mesma para a Igreja de rito latino e para as Igrejas Orientais, sempre sob a competência da Congregação das Causas dos Santos.

Na coletiva de imprensa, foram também divulgadas as Estatísticas das beatificações e canonizações durante o Pontificado de Papa Bento XVI. Até o momento, realizaram-se 40 Cerimonias de Beatificação, durante as quais foram beatificados 563 Servos de Deus (36 confessores e 527 mártires). Entre eles: 48 sacerdotes diocesanos, 485 religiosos e religiosas, 30 leigos e leigas. No total: 509 homens e 54 mulheres. As Cerimônias de canonização no Pontificado de Papa Bento XVI até agora foram 4, durante as quais foram canonizados 14 bem-aventurados (2 Bispos, 4 Sacerdotes, 5 religiosos, 3 religiosas; 11 homens, 3 mulheres). O total, entre bem-aventurados e santos, no pontificado de Papa Bento XVI até hoje é de 577.
(S.L.) (Agência Fides 18/2/2008)

Nenhum comentário: