quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Arcebispo de Brasília pede atuação junto do Congresso

Em matérias de defesa da vida

BRASÍLIA, quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008 (ZENIT.org).- Diante dos projetos de lei que atentam contra a dignidade humana, a exemplo das investidas de legalização do aborto, o arcebispo de Brasília considera que é fundamental os fiéis atuarem junto do Congresso.

«A melhor forma [de reação para garantir a defesa da vida], em Brasília, é ir para o Congresso», disse Dom João Braz de Aviz, em entrevista realizada pela paróquia São Pedro e difundida no site da arquidiocese local.

«Já vi que não adianta só a gente fazer bonitos raciocínios, gritar na rua, isso também é importante, temos de fazer essas coisas, como, de fato, já foi feito, mas principalmente temos que ir ao Congresso, à Assembléia, ao Senado e ver quais os deputados que estão a favor disso e fazer pressão realmente, com muita responsabilidade e sem omissão.»

O arcebispo afirmou que «nós, católicos, temos de acordar um pouco mais, muita coisa já está sendo feita. Aqui em Brasília é muito importante a movimentação no Congresso».

Dom João Braz recordou que para auxiliar no apostolado em defesa da vida há diferentes assessorias da Igreja, como da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e dos próprios advogados das arquidioceses.

«Somos cidadãos, temos o direito de lutar por nossas idéias, no Brasil o exercício da religião é um exercício livre, há o respeito ao direito que nós temos», considerou.

«Como não se trata, nessa questão da vida, simplesmente de uma lei, nem sequer das idéias de uma Igreja, mas de um direito humano, o direito à vida», «então nós temos também que entrar na luta, nesse trabalho consciente e profundo em defesa da vida», afirmou.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho este insentivo excelente. Já está mesmo no hora de os padres voltarem a usar o poder da homilia para mudar a realidade político-social. Parece que durante algum tempo eles se esqueceram que tinham este poder. Isso é importantíssimo para o bem da Igreja e, antes disso, para o bem da humanidade.

Anônimo disse...

Errata: Incentivo.