quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Cinco cardeais a favor de 5º dogma mariano

Pedem que se declare Maria Mãe da Humanidade

ROMA, quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008 (ZENIT.org).- Cinco cardeais enviaram uma carta convidando os purpurados de todo o mundo a unir-se a eles para pedir a Bento XVI que declare um 5º dogma mariano que «proclamaria a plena verdade cristã sobre Maria».

O texto, dado a conhecer na semana passada, inclui o pedido ao Papa de proclamar Maria como «Mãe espiritual de toda a humanidade, co-redentora com Jesus Cristo Redentor, mediadora de todas as graças com Jesus, único mediador, advogada com Jesus Cristo em favor do gênero humano».

Os que assinaram a carta são 5 dos 6 cardeais promotores do simpósio internacional sobre a Redenção mariana, celebrado em Fátima em 2005: Telesphore Toppo, arcebispo de Ranchi (Índia); Luis Aponte Martínez, arcebispo emérito de San Juan (Porto Rico); Varkey Vithayathil, arcebispo maior de Ernakulam-Angamaly (Índia); Ricardo Vidal, arcebispo de Cebu (Filipinas); Ernesto Corripio e Ahumada, arcebispo emérito da Cidade do México.

O cardeal Edouardo Gagnon, falecido em agosto passado, era o 6º cardeal promotor da conferência de 2005. Foi presidente do Conselho Pontifício para a Família de 1974 a 1990, quando se retirou.

O secretariado dos cinco cardeais difundiu a versão inglesa da carta, que inclui uma tradução e o texto original em latim do «votum», ou pedido, formulado em 2005 e apresentado formalmente ao Papa pelo cardeal Toppo em 2006.

«Cremos – afirma a declaração – que é o momento oportuno para uma solene definição ou esclarecimento sobre o constante ensinamento da Igreja com relação à Mãe do Redentor e sua cooperação única na obra da Redenção, assim como seu papel na distribuição da graça e na intercessão pela família humana.»

Sublinhando as preocupações ecumênicas, o pedido acrescenta: «É muito importante [...] que as pessoas de outras tradições religiosas recebam o esclarecimento, no máximo nível de autêntica certeza doutrinal que possamos proporcionar, de que a Igreja Católica distingue essencialmente entre o papel de Jesus Cristo, Redentor divino e humano do mundo, e a única mas secundária e dependente participação humana da Mãe de Cristo na grande obra da Redenção».

O texto acrescenta que a mudança seria «a máxima expressão de clareza doutrinal ao serviço de nossos irmãos e nossos irmãos cristãos e não-cristãos que não estão em comunhão com Roma».

A proclamação do 5º dogma mariano seria um «serviço de esclarecimento às outras tradições religiosas e um proclamar a plena verdade cristã sobre Maria».

«Esta iniciativa – acrescenta a declaração – pretende também iniciar um diálogo mundial em profundidade sobre o papel de Maria na salvação para a nossa época.»

«Se este esforço fosse coroado pelo êxito, uma proclamação seria um evento histórico para a Igreja como 5º dogma mariano definido em sua história bimilenar», afirmam.

Segundo o cardeal Aponte Martínez, chegou «o momento da definição papal da relação da Mãe de Jesus com cada um de nós, seus filhos terrenos, em seus papéis de co-redentora, mediadora de todas as graças e advogada».

«Proclamar solenemente Maria como mãe espiritual de todos os povos quer dizer reconhecer plena e oficialmente seus títulos e, portanto, ativar, reavivar as funções espirituais, de intercessão, que oferecem à Igreja para a nova evangelização e para a humanidade, na delicada situação mundial em que vive atualmente», acrescenta.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito Bom parabéns

Anônimo disse...

FAZEI TUDO QUANTO ELE VOS DISSER!

Palavra dita por Maria em Mateus 2:5 e escritas no alto do altar da basílica na cidade chamada Aparecida/SP.

ilustração –Imagem de Nossa Senhora da Aparecida

Conta-se que em determinado tempo um grupo de ciganos raptou uma linda menininha de importantíssima família.A menina foi crescendo e foram ensinando a arte de ler a sorte pela leitura das mãos e faziam-na vestir-se com o mais apurado gosto e de cidade em cidade exibiam-na como rainha.Divulgavam suas qualidades excepcionais de infalível vidente e assim exigiam taxas altíssimas dos que vinham consultar-lhe, os especuladores da garota raptada ganhavam somas fabulosas por onde passavam.Um dia porém, os irmãos da moça descobriram-na e se alegraram pois achavam que tivesse sido assassinada quando criancinha.Foi travada uma ferrenha luta judicial para que a moça fosse restituída a família, após provas incontestáveis apresentadas de que esta mulher usada para enriquecimento ilícito era a menininha que houvera sido raptada pela quadrilha de ciganos, finalmente a moça foi devolvida aos verdadeiros irmãos -esta história ilustra Maria que foi raptada a muito tempo atrás da família dos evangélicos e cercaram-na de um culto improcedente à luz da Bíblia e da razão, atribuíram-lhe poderes miraculosos.Divulgaram mirabolantes histórias das suas “aparições”, erigiram-lhe faraônicos templos, fazendo romarias e transformando o marianismo a maior fonte de arrecadação de todos os tempos, sendo hoje o vaticano, o maior poder econômico, político e religioso de mundo, especialmente no Brasil, onde é o maior grupo latifundiário.Já pensou se estas incalculáveis riquezas acumuladas ao longo de séculos explorando a fé dos incautos fossem devolvidas?Os problemas econômicos e sociais estariam resolvidos com toda certeza!-os irmãos de Maria na fé em Jesus Cristo levantam-se para desfazer as mentiras, restituindo-lhe a honra, fazendo com que todos compreendam o que ela significa,o que ela espera de nós e o que quis dizer com as palavras:”Fazei tudo quanto Ele vos disser!...”

QUEM É MARIA PARA OS EVANGÉLICOS

Há uma calúnia maldosa e intencional de que os evangélicos desprezam Maria, porém ninguém mais que os evangélicos respeitam e honram Maria.
Para nós está bem claro na Bíblia que Maria é:
1° A mãe do homem Jesus
2°A bem aventurada(feliz) entre as mulheres;
3°Um grande exemplo de fé;
4°Um grande exemplo de obediência;
5°Agraciada por Deus(agraciada quer dizer:achou graça,misericórdia, benevolência);
6°É um grande exemplo de humildade, ela disse:atentou na baixeza da sua serva (Lucas 1:48)
7°Ela reconheceu a existência de um Deus Salvador quando disse:Minha alma engrandece ao Senhor o meu Espírito se alegra em Deus meu Salvador(Lucas 1:47);
8°Ela, enquanto mulher, foi corajosa pois ficar grávida fora do casamento podia custar-lhe a vida;
9°Enquanto a mãe ela esteve com o filho em todas as horas até a cruz (João 19:25);
10°Enquanto serva ela permaneceu com os crentes em oração (Atos 1:14)
PADROEIRA DO BRASIL?COMO SURGIU ISTO?


Três pescadores:domingo, João e Felipe, pescando no rio Itaguaçu no ano de 1719, encontrou uma imagem de 39cm e 4,5Kg; imagem esta que teria sido feita em Santana de Paranaíba em São Paulo em 1650 pelo Frei Agostinho de Jesus;as teorias para a imagem Ter sido encontrada no rio, são as mais diversas.Uma vez encontrada, foram surgindo formas de cultos e comemorações da coroação de Maria.Em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI à declara como padroeira do Brasil, o que acontece oficialmente no Brasil em 31 de maio de 1931 na capital, federal na presença do Presidente Getúlio Vargas.Assim no Brasil foi consagrada o dia 12 de outubro como dia da padroeira do Brasil.Oque significa padroeira:patrona, defensora, protetora, guardadora, etc.Estes títulos pertencem a Deus, e atribuí-los à Maria, é idolatria, do grego eídolon, ídolo e latreúein adorar e significa adorar ídolos ou imagens, indicando veneração ou adoração a qualquer objeto ou pessoa que toma o lugar de Deus ou diminua a honra que lhe devemos.
Visitei um padre como faço em todas as cidades onde já trabalhei e, entre outras coisas, falamos sobre MARIOLATRIA ; ele disse:- Não, mas adoramos Maria; nós só a veneramos; É como uma foto de uma mãe! Eu lhe respondi: - O senhor tem foto da sua mãe?- Ah sim! – E o senhor coloca velas para ela sempre?-Não! – E flores? – O senhor se ajoelha e faz pedidos à foto dela?- Claro que não!...- O senhor já convidou seus amigos e saiu pelas ruas carregando a imagem dela?-Absolutamente! –Então está provado que o senhor adora a Maria, porque prostrar-se diante de um ser , dirigir-lhe orações e ações de graças,fazer-lhe pedidos, fazer-lhe procissões, promessas e hinos e chamar isto de veneração é subestimar a inteligência humana.Na verdade o culto aos santos e ídolos, é uma abominação para Deus, a veneração de ídolos começou a acontecer no final do século III,sendo que só em 610 o papa Bonifácio IV celebrou pela primeira vez a festa de todos os santos.Sendo portanto uma prática estranha e condenada pelos primeiros cristãos como diz em I João 5:21: “ Filhinhos, guardai-vos dos ídolos...” ou Pedro quando Cornélio tentou se ajoelhar diante dele em Atos 10:25 e 26 ele disse:”Levanta-te. Eu também sou homem”; ou o anjo quando João tentou adorá-lo em Apocalipse 19:10 e 22:9 “Eu sou conservo teu, adora a Deus”, e o próprio Jesus em Mateus 4:10:”Ao senhor teu Deus adorarás e só Ele servirás(prestarás culto)”
Você que é católico sincero, e que de fato quer agradar a Deus, leia estes versos:Êxodo 20:4 – “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas de baixo da terra”./Levítico 19:4 e 26:1/Salmos 97:7/Salmos 115 ou 113, versículos 4 à 9/Isaías 2:8-9/Mateus 4:11/Lucas 4:8/Marcos 12:29 e 30/Mateus 22:37/Atos 17:16/I Coríntios 6:10-11/Efésios 5:5/I Coríntios 10:7/ II Coríntios 12:2/ Gálatas 5:5/ I João 5:21/ Apocalipse 21:8/Apocalipse 22:15/ II Reis 18:4:”Deus mandou destruir a serpente de metal porque o povo a transformou em objeto de adoração.”
Você já viu em algum lugar da Bíblia alguém adorando ou fazendo súplica a Maria?Os magos do oriente adoraram ao menino não a mãe, os apóstolos ou crentes primitivos, nunca, em canto nenhum reconheceram Maria como intercessora, o próprio Pedro , a quem chamam de 1° Papa disse:Atos 4:12:”Em nenhum outro nome( nem Maria) há salvação...porque não há nenhum outro.Paulo disse:I Timóteo 2:5:”Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

MARIOLATRIA NÃO!!!

A idolatria para Deus é pecado abominável, incomparavelmente pior que a traição no casamento, pois a idolatria é prostituição espiritual, é colocar “outro” no lugar do único digno de ser adorado.Aliás os três primeiros mandamentos são enfáticos:Eu sou Senhor...Não terá outro...Não farás imagem...de coisa do céu ou da terra..Não te encurvarás...Nem servirás! (Êxodo 20:15)


COMO COMEÇOU A MARIOLATRIA

Satanás sabia que um dia Jesus nasceria de uma virgem para destruí-lo e libertar os que quisessem ser salvos.Então, milênios antes de Jesus nascer, arquitetou o seu diabólico plano- depois do dilúvio os descendentes de Noé edificaram a a cidade de Babilônia, lá surgiu uma feiticeira lindíssima chamada Semiramis, esta casou com Ninrode (historicamente chamado de marido da sua mãe) quando Ninrode morreu, Semiramis agiu depressa para tomar vantagem da situação dizendo-se grávida e que seu filho era Ninrode reencarnado;o filho da falsa virgem de Satanás chamou-se Tamuz.Ele se tornou o “deus do sol”(baal)...


MARIOFOBIA TAMBÉM NÃO!!!

Nós os evangélicos, não temos medo ou desrespeitamos Maria, a mãe de Jesus, muito pelo contrário, nós a temos em alta estima, como o leitor pôde ver no início deste folheto.
Acontece porém, que a Maria da Bíblia, jamais aceitaria tal titulo, adoração e culto, além disto, esta Maria a quem honram não é a mãe de Jesus! À Maria na Bíblia não temos rejeição, nem ela aceitaria a mariolatria.
O QUE ENTÃO...MARIA...
- A MULHER ESPOSA – ela viveu, coabitou sexualmente com José seu esposo naturalmente como faz toda esposa.O texto Bíblico diz:”E José não a conheceu( sexualmente)enquanto ela não deu a luz ao filho Jesus.”(Mateus 1:25)
- A MULHER MÃE –A Bíblia diz em Lucas 2:7: E teve a seu primogênito, (primogênito não é unigênito), pois Maria foi mãe de vários outros filhos como diz a Bíblia em Mateus 12:46-50;Marcos 3:31-35 e 6:3 “Não é este o carpinteiro filho de Maria,e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão?e não estão aqui conosco suas irmãs?E escandalizavam-se nele.
- A SERVA DE DEUS – é assim que Maria se declara no seu cântico SERVA – agraciada( achou graça, misericórdia, benevolência), nunca Maria se achou digna de adoração pois serva adora, SÓ AO SENHOR SE ADORA!

Maria está chorando por causa das multidões de enganados
que a visam como intermediária...e eles oram a ela.



FAZEI TUDO QUANTO ELE VOS DISSER...

- Jesus disse: Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e EU vos aliviarei, tomai o MEU jugo porque o MEU fardo é suave e o MEU jugo é leve e encontrareis descanso para as vossas almas!
- Não quereis vir a mim para terdes vida?Eu sou O Caminho, A verdade e a vida, ninguém vai ao Pai se não for por mim(João 5:40 e 14:6)
- Faça esta oração Se deseja receber Cristo como seu Salvador agora mesmo:Diga Senhor Jesus eu reconheço o meu pecado e que o Senhor é o único meio para que eu seja salvo, arrependo-me dos meus pecados e entrego a minha vida ao Senhor, quero seguir-te e obedecer-te por todos os dias da minha vida , em nome de Jesus, Amém.

Pr.Genivaldo Andrade de Souza