sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O Resultado da Reforma Protestante


Por Emerson H. de Oliveira

27 comentários:

Anônimo disse...

FASCISTAS ! ROMANISTAS ULTRA-MONTANOS, IGREJA DE PEDÓFILOS !

ECUMENISMO COM VCS ? UMA PENA QUE MUITOS LUTERANOS AINDA ACREDITAM NESTA LENDA !

" O LUTERANO "
EM MEMÓRIA DE GUSTAVO ADOLFO E GUILHERME DE ORANGE, DESTRUIDORES DO PAPISMO NA SUÉCIA, ALEMANHA DO NORTE, HOLANDA E IRLANDA DO NORTE !

Anônimo disse...

O herege "o luterano" ficou bravinho...

É por isso que eu espalho pra todo mundo essas charges. Acho-as d+!


Consoladora dos aflitos, protegei-nos dos hereges!

Fausto

Ecclesiae Dei disse...

Interessante que esses que xingam e esperneiam são sempre anônimos... não têm a coragem de mostrar seu nome,sua cara...
Parabéns novamente pelo trabalho!
Abraços fraternos

Anônimo disse...

Toda esta situação é muito triste. Primeiramente, gostaria de me apresentar.Meu nome é Ricardo Schultts, sou de Porto Alegre-RS e membro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Todo este post é de péssimo gosto. No entanto, gostaria de manifestar minha veemente reprovação para com o comportamento do suposto " o luterano". Um cristão nunca deve trabalhar nas trevas, escondendo sua identidade. Além do mais, ficar cultuando personagens históricos conhecidos por seu espírito bélico, não é compátivel com o espírito cristão.

Dito isto, gostaria de manifestar minha repulsa para com esta charge de péssimo gosto, ofensiva para toda à comunidade evangélica mundial. Como Luterano Confessional, me orgulho de fazer parte de uma igreja ecumênica. Igreja esta, diga-se de passagem, mantém um ótimo relacionamento com o Catolicismo-Romano. Infelizmente, não é esta a postura deste site e dito " apostolado". Críticam tanto grupos evangélicos fundamentalistas e neopentecostais, mas o comportamento sectário é igual.

Toscas foram às palavras do senhor Fausto, qualificando qualquer reformado como herege.

É muito triste. Não sei se uma charge desta, que não debate idéias, mas ofende inúmeras pessoas, não seria digna de uma ação judicial.

Ricardo Schultts,cristão evangélico-luterano ( IECLB) -Porto Alegre.RS

Anônimo disse...

Lamentável.

Não gosto desse tipo de tópico mais empobrece este site do que qualquer outra coisa.

Sou católico (ICAR) e não me alegro em nada com esse tipo de post. Sim eu ri um pouco, mas pensando bem até me arrependo de ter esboçado risos.


Fica a dica, parem com essas ofensas. Isso não leva ninguém a lugar nenhum. Ecumenismo é também respeitas as diferenças.

Alessandro Lima disse...

Caros, a Paz do Senhor!

As charges publicadas no Veritatis Splendor não visam caricaturar ninguém. Elas apenas mostram as coisas como realmente são: sem caricaturas.

A charge em questão mostra apenas a babel doutrinária que a Reforma Protestante trouxa no seio da Cristandade. É certo na Igreja sempre houve divergencias doutrinárias, mas também sempre houve o Magistério da Igreja para resolver as disputas, mantendo assim um norte visível e objetivo no qual todos deveriam crer (cf. At 15).

Ecumenismo é união com base na Verdade e não sem ela. Sem a Verdade caímos no irenismo relativista e nunca no Verdadeiro Ecumenismo.

Aos irmãos protestantes encerro com as palavras de S. Paulo: "Tornei-me, acaso, vosso inimigo, porque vos disse a verdade?" (Gl 4,16).

Anônimo disse...

+
PAX

Ué, alguém poderia me explicar a diferença entre "reformado" e herege, por favor?!
Onde podemos encontrar "Reformados-não hereges"?
Vc meu caro Ricardo, não mantém boas relações ecumênicas com a Igreja Católcia, mantém , nos dizeres de Gustavo Corção, com a Outra.

Mais uma vez, Émerson, parabéns pela charge.

A verdade é assim mesmo. Quando apresentada, dói mesmo.

Fausto.

Anônimo disse...

Quando leio certos post´s, fico triste e alegre ao mesmo tempo.

Triste, por notar que o fanatismo religioso cegou a mentalidade de inúmeros membros de uma das mais importantes instituições da história humana, no caso a Igreja Católica Romana. Alegre, quando noto que o nefasto fundamentalismo não é exclusividade dos grupos evangélicos.

Como evangélico, sempre militei contra a praga fundamentalista. Achava que todo este comportamento bizonho era praticado apenas por grupos protestantes. Ledo engano ! O Romanismo está cheio deles ! E o senhor Fausto é a maior prova do que falo ! Citar o " democrata " Gustavo Corção já mostra o nível.Mesmo se odiando, fundamentalistas evangélicos e a extrema direita católica, são bastante semelhantes. Qualquer divergência mímina no quesíto doutrina é taxado de HERESIA ! Ecumenismo ? Ah, isto não é existe! Só está na verdade quem faz parte da instituição X ou Y !

Senhor Fausto, como luteranos confessionais, não mantemos relações fraternas com a " outra " igreja, mas sim com a sua Igreja Católica Apostólica Romana ! Somos filiados ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs ( CONIC ) e a Comissão Ecumênica de Serviço ( Cese ), órgãos que contam com a presença OFICIAL da Igreja Romana ! Não bastando, mantemos contatos fraternais com a CNBB. Na esfera mundial, a Federação Luterana Mundial, assim como outros organismos protestantes ( Aliança Mundial de Igrejas Presbiterianas e Reformadas, Conselho Metodista Mundial e etc..), partipa de diálogos oficiais com a Santa Sé. Inclusive, em 31 de outubro de 1999, na cidade de Augsburgo, Alemanha, foi assinado uma declaração conjunta entre o Vaticano e a Federação Luterana Mundial a respeito do tema justificação.

Como pode ver, caro Fausto, creio que esta é sua igreja, não ? Ou o romanismo não é tão unido como vcs apregoam ?

Outra coisa. Existe uma " pequena " diferença entre heresia e erro teológico ! Heresia é a negação de um dogma fundamental de determinada crença religiosa. No caso da fé cristã, poderiamos citar algumas;

1- Negação da trindade.
2- Ressureição de Cristo.. e assim por diante.

Hereges foram os arianos, por negarem a união do filho com o pai. Hereges foram os marcionitas, por negarem a encarnação do filho. Hereges foram os monofisitas, por negarem as duas naturezas de Cristo!

Agora, senhor Fausto, queria que o senhor, que enche sua boca fascista ao nos chamar de hereges, provasse onde os grupos protestantes se distanciam das doutrinas BÁSICAS do cristianismo.

Mas´creio que o distinto não seja dado ao pensamento teológico.


Ricardo Schultts

Anônimo disse...

+
PAX

Sabe o que eu acho mais interessante? É que a charge não tem absolutamente nada de ofensiva à ninguém. Lutero conseguiu, depois da revolta protestante, é exatamente o que o desenho nos mostra. São centenas de milhares de seitas que pregam o Evangelho de acordo com a "inspiração" de qualquer "espirito santo". Isso é um fato. Daí existirem os "luteranos confessionais" e os "evangélicos da Bola de Neve"..."In Jesus, we trust..."

Dito isso, como é possível um "luterano confessional" ainda vir me falar de "união"? De "erro teológico"? De "nível"?

Lia eu semana passada, um artigo de um "blog evangélico" onde se criticava a ação de certos "pastores" que praticavam coisas diretamente contrárias à Bíblia (o assunto era bem "leve", relativo ao homossexualismo...)
Percebi então, que havia ali certa "unidade". Ao menos nos comentários do dito blog. Todos gritavam o quão Deus deve estar magoado com "falsos pastores que se usam da imagem da igreja para sua promoção, mas que não são, de fato, trabalhadores da Vinha do Senhor. Lobos em pele de cordeiro"

Ou seja, no meio "mui ortodoxo" do protestantismo, há quem não esteja dedicando-se a Vinha. São "operários" que trabalham dentro da "igreja" mas não para ela. Trabalham com uma OUTRA finalidade. Para uma OUTRA igreja que não é , segundo vcs protestantes, a "Igreja de Jesus".

Pois é exatamente a isso que me referi quando citei a OUTRA, parafraseando Corção. E sei também que o sr, caro Ricardo, já havia entendido.

Hj, desgraçadamente, há na Santa e Imaculada Igreja Católica, uma OUTRA, que trabalha com o mesmo nome e com a mesma "cara" daquela.
Só que com finalidades bem diferentes. A começar com uma finalidade bem... "ecumênica", a qual você tanto simpatiza e a qual a Igreja sempre foi tão contrária. (Vide Pio XI em Mortalium Animos, por ex.).

E uma constatação interessante da influência da Outra é como vocês protestantes, sentem-se à vontade em manter contatos com a "igreja".

Dizem ter relações fraternas.

E para justificar o quão fraterno é o relacionamento do "luteranismo confessional" o sr me cita uma lista de órgãos "cristãos" com o qual mantém relacionamentos: CONIC, CESE, CNBB...
É muita "ortodoxia" para uma lista só!
Já imaginou Nosso Senhor Jesus Cristo, participando de uma comissão ecumênica? Tendo que ficar "calado", por exemplo, quanto à missão que deu a São Pedro de apascentar Suas ovelhas, para não ofender aos luteranos que não aceitam o primado do Papa? Quando começarem a falar sobre a Presença Real Eucarística, então?

Eu, sinceramente, não consigo.

Acho interessante também, perceber como dá credibilidade, dizer que participa de encontros oficiais com a Santa Sé. É como se em outras palavras, eu ouvisse: "tá vendo, não somos uma seita. Roma até faz reuniões conosco! Vê como somos importantes?..."
O relacionamento com Roma dá credibilidade. Sabe por que? Porque é lá o berço do verdadeiro cristianismo. Lá, é oficial.
Mas........ há aí um pequeno problema: ficar no relacionamento com Roma, só do "lado de fora", não adianta. E sabe por que? Porque fora da Igreja (Una, Santa, Católica e Apostólica), não existe salvação. E isso é dogma de fé para nós católicos. Logo, você e todos os seus irmãos reformados, são hereges. Mas com que "embasamento" eu o acuso dessa maneira? Ora, com o seu mesmo. Segui o seu conceito de heresia, que gerou uma lista bem incompleta de dogmas o qual devemos acreditar para não nos tornarmos hereges.

Poderíamos incluir aí, mais algumas "BÁSICAS" doutrinas do Cristianismo que com certeza, esqueceu-se:

- Infalibilidade Papal
- Imaculada Conceição de Maria
- A Transubstanciação
- A salvação por meio da Igreja Católica (como dito acima)

E a confissão de Augsburgo? Você vai me perguntar.

Não fica claríssimo nela a influência da Outra? Como seria possível eu, fausto, católico, e vc, caro Ricardo, luterano confessional, termos a mesma fé "a respeito do tema justificação"
Não é possível que haja na mesma alma, espaço para a graça de Deus e o pecado.

Mesmo que este esteja... "encoberto".

A não ser que essa alma seja um tanto... ecumênica. Mas esse não é o meu caso.

"Qualquer divergência mímina no quesíto doutrina" pode não ser heresia, mas há, com certeza, algo... esquisito, no mínimo. Afinal, Nosso Senhor é Deus e em Deus não há confusão, ambiguidades e nem "ecumenismos" . Deus é claro. E assim também é sua doutrina, revelada por meio da Sagrada Escritura e da Santa Tradição, na qual, evidentemente, o sr não acredita.

E é por isso que, vindo de alguém tão ecumênico e "tolerante", qualquer xingamento de "alto nível" (como fascista, por exemplo), pelo simples fato de eu defender uma só doutrina, uma só igreja, uma só religião verdadeira, me é extremamente bom.

Pois é...

Quando vi sua indignação por eu citar Gustavo Corção,o "aristocrata", pensei que pudesse estar de fato, lendo coisas ruins.
E aí pensei: "Sendo Ricardo "luterano confessional" talvez ele me indicasse a leitura de Lutero. Deve ser bem melhor que Corção..."
Como não tenho nenhum livro do piedoso religioso alemão, procurei na net. E lhe adianto que o resultado que me saltou aos olhos foi... chocante.
Vou achar no mínimo curioso, se você, luterano confessional, me responder dizendo que não conhece as obras de Lutero.

Mas é claro que conhece.

Sendo assim, deve você já ter lido o que li e nem por isso, fui merecedor de nenhum comentário seu à rspeito.

Leu o que leu e se calou.

Quer saber do que estou falando, Ricardo?

Veja aqui:
http://www.veritatis.com.br/article/2805

aqui também tem:
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cadernos&subsecao=apologetica&artigo=lutero_filme&lang=bra

Pois é...

Decidi voltar a ler Corção.



Salve Maria.


fausto.

vanderley disse...

Ao Emerson:

Parabéns !!

Ao Fausto:

Apoiado !!

Esta charde representa a "herança" do Lutero.

Anônimo disse...

São João disse na escritura "Todo aquele que divide o cristo é um anticristo".
Protestantes Satanás é o seu pai e Lutero é o seu "Cristo"

Convertam-se ainda é tempo!!!!!!
Pois com suas divisões e heresias perniciosas vcs jamais entraram no reino dos ceus.

Anônimo disse...

Senhores,o Evangelho nos ensina, que,é presciso amar oproximo.
sera que ñ da para esquecer as diferenças, que as pracas das instituições religiosas pregão para
seus; fiéis.
Tem muita gente longe de DEUS,que
tau, levar o amor do evangelho a estes.
Que DEUS abençõe todos nós, e,nos de forças para evangelizar

Anônimo disse...

Senhores,o Evangelho nos ensina, que,é presciso amar oproximo.
sera que ñ da para esquecer as diferenças, que as pracas das instituições religiosas pregão para
seus; fiéis.
Tem muita gente longe de DEUS,que
tau, levar o amor do evangelho a estes.
Que DEUS abençõe todos nós, e,nos de forças para evangelizar

Anônimo disse...

"Não há verdadeira virtude sem a verdadeira fé."(santo Agostinho)

Portante não há verdadeira caridade (amor a Deus e ao próximo, por amor a Deus) sem a fé Católica, Apostólica, Romana.

Que sejamos caridosos SIM com nosso próximo, mas nunca esquecendo nossa santa fé, sem a qual não há salvação!

Rennan

Anônimo disse...

Viu o que que dá serem tão mornos, tão "conservadores" (pseudos) e se misturarem aos modernos ecumênicos? Vocês atraem a ira desses protestantes aloprados que na verdade discordam do mesmo que vocês, ou seja, do ecumenismo. Isso que dá juntar IBP (ou seja montfort), Felipe Aquino Lutero Judas, Legionários do Marceu Pedófilo condenado, famigerados padres de Campos (sem comentários), presbíteros modernistas acatólicos ecumênicos, universo católico anticatólico, etc.
Ô cegueira sem cura! E vocês ainda se crêem bastiões da ortodoxia católica. Perto de vocês os hereges boffianos, carismáticos, neocatecumenais... são a armada do Papa!

Anônimo disse...

Que DEUS abençõe a todos.

Anônimo disse...

O deve do CRISTÃO CATÓLICO é amar à todos, é isso que JESUS nos ensinou!

Anônimo disse...

O deve do CRISTÃO CATÓLICO é amar à todos, é isso que JESUS nos ensinou!

Anônimo disse...

Oração a São Cipriano pra trazer o amor de volta
Oração forte e poderosa...infalível.

Pelos poderes de São Cipriano, o M.D.Q virá agora, atrás de mim, T.M.F. M.D.Q vai vir de rastos, apaixonado, cheio de amor e tesão para me pedir em casamento o mais rápido possível. SÃO CIPRIANO, terei esse poder, que ele deixe de vez todas as outras pessoas e assuma para todos o que sente por mim. SÃO CIPRIANO, afaste dele qualquer mulher, que M.D.Q me procure a todo momento, HOJE e AGORA, desejando estar ao meu lado, que ele tenha a certeza que eu sou a mulher perfeita para ele, que A. não possa mais viver sem mim. E que o M.D.Q sempre tenha a minha imagem em seu pensamento todos os momentos.

AGORA, COM QUEM ESTIVER, AONDE estiver, ele irá parar, porque o pensamento dele está em mim. E ao deitar que tenha sonhos comigo e ao acordar pense em mim e me deseje, ao comer pense em mim, ao andar pense em mim, a todo o momento dos seus dias tenha o pensamento em mim, que queira me ver, sentir meu cheiro, me tocar com amor, que M.D.Q queira abraçar-me, beijar-me, cuidar de mim, proteger-me, amar-me nas 24 horas de todos os seus dias, fazendo assim com que me ame a cada dia mais e que sinta prazer somente por ouvir a minha voz.

São Cipriano faça M.D.Q sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra e nunca sentirá. Que tenha prazer apenas comigo, que tenha tesão somente por mim, e que seu corpo só a mim pertença, que só tenha paz se estiver bem comigo, T.M.F. Agradeço por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar SEU, nome São Cipriano, em troca de amansar M.D.Q e trazê-lo apaixonado, carinhoso, devotado, dedicado, fiel, e cheio de desejo aos meus braços agora, para que assuma o nosso amor, e se case comigo o mais rápido possível. Peço isso aos poderes de SÃO CIPRIANO.

Passe essa mensagem para três altares diferentes e rapidamente terás uma surpresa

Anônimo disse...

Coitado de São Cipriano...Cada uma que aparece.

Anônimo disse...

NÃO PODEMOS SER TÃO DUROS NAS PALAVRAS.
É VRDD D LUTERO DEIXOU-SE LEVAR POR SERTAS AFIRMAÇÕES MAL ESCLARECIDAS...
UMAS DAS PARTES K APRECIO NELE É, QD AINDA ERA MONGE, SER UMA PESSOA MT "HUMANA", ISTO, PREOCUPAVA-SE DE TAL MANEIRA COM A SACIEDADE QUE QD CHEGOU A ROMA AO VER A RIQUEZA PRESENTE POR LÁ, SAÍU TRISTE E ENVERGONHADO DE SER CATÓLICO...
A PARTIR DE ENTÃO, LUTERO VIROU-SE CONTRA A IGREJA CATÓLICO.
É VRDD K LEÃO X ENRIQUECEU A IGREJA POR OUTROS MEIOS, SEM NECESSIDADE DE TAL. MAS ISTO, Ñ SIGNIFICÁVA DE LUTERO ETR FEITO O K FEZ...
ABRAÇO,
OLGA - PORTUGAL

Anônimo disse...

D. Olga, nada do que a Sra. diz de Lutero é verdade. Lutero não era nada "humano", tanto que entrou no mosteiro para não ser preso após matar um amigo num duelo. Conheça mais sobre este herege em www.santotomas.com.br/blog

Anônimo disse...

Fui Católico Apostólico Romano e Praticante mesmo e hoje pela misericórdia do grande Deus sou evangélico e não me abalo com ofensas deste tipo; ao contrário, até ri um pouco. Mas, a própria Igreja católica Romana não é diferente, quantas facções não tem se formado dentro daquela que se auto intitula única e verdadeira?

John Ankerberg e John Weldon distinguiram nove categorias de grupos católico romano no mundo inteiro. Todavia, alertam que “As diferenças entre as mesmas não são claras, porque se sobrepõe ou se fundem entre si”. Eis algumas:

Catolicismo nominal ou social: o catolicismo romano da maioria não comprometida, aqueles que talvez nasceram ou se casaram na Igreja, mas têm pouco conhecimento da teologia e que são, na prática, católicos somente de nome.

Catolicismo Sincretista ou eclético: o catolicismo que está misturado ou foi absorvido, em diferentes graus, pela religião pagã da cultura nativa em que ele existe [como, por exemplo, no México, Brasil - Bahia] .

Catolicismo tradicional ou ortodoxo: o ramo poderoso e conservador do catolicismo romano que sustenta as doutrinas históricas da Igreja, tais como as que foram reafirmadas no Concílio de Trento no século XVI.

Catolicismo moderado: o catolicismo romano do Vaticano II, o qual não é completamente tradicional nem inteiramente liberal.

Catolicismo modernista ou liberal: o catolicismo romano “progressista”, posterior ao Vaticano II, que rejeita até certo ponto a doutrina tradicional. [7]

Essa diversidade dentro do catolicismo pode até ser negada, porém não mais escondida. Numa entrevista que o historiador católico John Cornwell, autor do polêmico livro “O papa de Hitler” concedeu à revista “Isto É” ele deixou bem claro essa questão quando falou sobre a árdua tarefa que o próximo papa terá de enfrentar.

“Ele terá de se esforçar para amolecer as facções em conflito até que a Igreja possa chegar a um novo concílio, ou pelo menos a uma reunião dos bispos do mundo, que decida as atuais disputas, como afirmo em Quebra da fé.”

Quem tem telhado de vidro, precisa pensar duas vezes antes de atirar pedras nos outros.
Sublinha-se ainda que esta confissão não é caso isolado, mas uma constante cada vez mais presente dentro do novo perfil católico. Veja esse depoimento logo abaixo que colhemos em um site católico de tendência conservadora:

Unknown disse...

Estes crentes são realmente stranhos.
Criticam a igreja católica e utilizam em seus cultos um livro adulterado por bispos da igreja católica.

Unknown disse...

Estes crentes são realmente estranhos.
Criticam a igreja católica e utilizam em seus cultos um livro adulterado por bispos da igreja católica. Dá pra acreditar?

Unknown disse...

Raimundo Nonato - águas rasas - GO.
O novo testamento foi forjado por bispos da igreja católica apostólica romana.
O cristianismo é uma fraude e quem divulga o cristianismo está cometendo um crime(a menos que seja um desinformado).

Anônimo disse...

Perguntas aos Protestantes.

Onde está escrito na Biblia ser ela a unica regra de Fé.
Na verdade eles não seguem a Biblia e sim os seus pastores.
Onde a Biblia autoriza cada um interpreta-la ao seu bel prazer.

Dou glorias ao Deus todo poderoso por ser batizado e viver o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, que a dois milenios é pregado na Igreja Catolica Apostolica Romana