domingo, 25 de novembro de 2007

Junto ao Anel, Papa entrega aos cardeais compromisso de dar vida pela Igreja

Por Jesús Colina

CIDADE DO VATICANO, domingo, 25 de novembro de 2007 (ZENIT.org).- Junto ao anel, símbolo da união dos cardeais com o Papa, Bento XVI entregou este domingo aos 23 novos cardeais o compromisso de dar sua vida pela Igreja.

A Basílica de São Pedro do Vaticano se converteu no quadro de tão solene gesto. Aproximadamente 20 mil peregrinos, que quiseram participar na concelebração eucarística, não encontraram lugar e ficaram na praça chuvosa acompanhando as imagens geradas em grandes telas.

«Recebe o anel da mão de Pedro e sejas conhecedor de que com o amor do Príncipe dos Apóstolos se reforça teu amor à Igreja», disse o Papa a cada um dos purpurados.

Em sua homilia, o Papa explicou que «em Jesus crucificado acontece a máxima revelação possível de Deus nesse mundo, porque Deus é amor, e a morte de Jesus na cruz é o maior ato de amor de toda a história».

Também esclareceu que, no anel cardinalício «se apresenta precisamente a cucifixão».

Por isso, dirigindo-se aos novos cardeais, disse-lhes que o anel é «convite a recordar de qual Rei são servidores, sobre qual trono Ele foi alçado e como foi fiel até o fim para vencer o pecado e a morte com a força da divina misericórdia».

«A mãe Igreja, esposa de Cristo, vos doa este sinal como memória de seu Esposo, que amou-a e se entregou a si mesmo por ela (Cf. Ef 5, 25). Assim, portando o anel cardinalício, vós sois constantemente chamados a dar a vida pela Igreja», acrescentou.

Após a celebração eucarística e de ter lançado um chamado à paz na Terra Santa na véspera do encontro que acontecerá em Annapolis (EUA), o Papa almoçou com os novos cardeais e com todos os cardeais vindos a Roma por ocasião do consistório e do encontro de oração e reflexão de 23 de novembro.

Nenhum comentário: