terça-feira, 24 de junho de 2008

Vaticano oferece acordo à FSSPX


http://thenewliturgicalmovement.blogspot.com/

Andrea Tornielli, respeitado Vaticanista do Il Giornale, postou em seu blog:

Começou a contagem regressiva para um possível acordo entre a FSSPX e a Santa Sé. Os Lefebvristas responderão dia 28 de junho a uma proposta enviada pelo Cardeal Dario Castrillon Hoyos, presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, em nome do Papa Bento XVI. São cinco pontos que têm de ser assinados, para que a FSSPX retorne à comunhão plena com a Igreja.

É uma oportunidade única: os Lefebvristas há muito pediam a volta do missal antigo – E Papa Ratzinger, com o Motu Próprio Summorum Pontificum restaurou o direito ao rito pré-conciliar – e, em suas recentes missas papais, é inegável a retomada de alguns elementos tradicionais (comunhão de joelhos etc). A Fraternidade deve aceitar o Vaticano II e a validade plena do rito pós-conciliar (esses pontos já foram assinados por Lefebvre em 1988), e para a estrutura canônica futura da Fraternidade, pode-se prever uma "prelazia".

Sabe-se, porém, que há resistência interna: Bispo Fellay, superior dos lefebvristas, terá que lidar com ela nos próximos dias, durante o Capítulo Geral da Fraternidade. Agora que a Missa antiga foi liberalizada – embora não sem dificuldades e desobediências – muitos fiéis tradicionalistas não entendem porque a FSSPX não faz um acordo com Roma para voltar à plena comunhão. Não se sabe quando haverá circunstâncias tão favoráveis.

É claro que as questões da liberdade religiosa e do ecumenismo ainda estão em jogo, e uma recente carta de D. Fellay nos dá, humanamente falando, pouca esperança para um retorno à comunhão, como o próprio Tornielli admite em seu blog. Entretanto, se é verdade, estamos entrando em uma semana crucial para a vida da Igreja, e uma onda de orações para uma resolução positiva do acordo segundo a vontade de Deus certamente deve ser estimulada.

Pe. Alain-Marc Nély, Segundo assistente de D. Fellay, confirmou à agência de notícias católica Kipa/Apic que tal oferta do Vaticano realmente existe. Sem entrar em maiores detalhes, Pe. Nely confirmou que a proposta para um acordo foi feita no início deste mês. Com certas condições. Mas ele não quis indicar em que direção responderá D. Fellay.

Kipa/Apic também noticia que outra agência, I MEDIA, pediu confirmação à Santa Sé, que não confirmou nem negou a informação.

Daniel Pinheiro de Oliveira

Nenhum comentário: