quarta-feira, 21 de março de 2007

Os livros chegaram aleluia!!!

Para quem comprou meu livro tenho uma ótima notícia! A gráfica os entregou hoje, finalmente!

Podem ter certeza que ninguém estava mais ansioso que eu. É como ser pai pela primeira vez e de certa forma é, pois é meu primeiro livro.

Fiquei muito satisfeito com o acabamento e a qualidade do material.

Essa foto aí tirei com um grande amigo lá do trabalho, o Carlos Miguel. O primeiro exemplar entregue foi o dele. O Carlos é meu assessor de mídia e comunicação. Será o revisor do meu próximo livro. Grande Carlinhos!!!




Nas fotos baixo eu estava assinando uma mensagem para ele. Valderi, valeu pelas fotos!


Compraram também meus amigos Márcio Gadia (protestante), Jaime Oliveira e Marçal (católicos).

Aí sou eu e o Marçal. Assim como o Carlos Miguel, ele é um grande amigo e irmão na Fé Católica. Essa baia à esquerda é onde eu trabalho.


O Marçal acompanhou a concepção do livro, leu um rascunho da introdução no Word, me viu desenvolvendo outras páginas na hora do almoço, enfim.. .viu esse filho nascer. E ficou tão feliz quanto eu quando viu o livro.

Isso é que é amigo... comprou o livro dele e ofereceu para mais dois amigos. Obrigado Marçal pela força de sempre!

Dentro de alguns dias seu livro estará chegando!

Quem desejar adquirí-lo, informações aqui.

terça-feira, 20 de março de 2007

Retiro do Regnum Christi

Caríssimos em Cristo,

Algumas fotos de um retiro promovido pelo Regnum Christi, e do qual participei como um dos pregadores.

Na primeira, podemos ver os participantes do encontro, após a Missa. Aos pés da Santíssima Virgem. Junto conosco, o pregador principal, Pe. Nilo Vechi, LC, de batina, veste própria dos clérigos.

A segunda foto capta um flagrante da procissão de entrada, com dois religiosos legionários servindo como acólitos, de batina e sobrepeliz, tendo ao fundo o Pe. Nilo, LC, na época diácono.

Esta terceira é da proclamação do Evangelho pelo Pe. Nilo, LC.

Já a quarta e a quinta fotos mostram cenas do rito de incorporação ao Movimento por dois amigos meus daqui de Pelotas.



Esta seguinte é o momento do ofertório. O sacerdote é o Pe. Marco Cho, LC, sul-coreano (e diretor espiritual de minha noiva, Aline), convertido do budismo aos 12 anos.


A sétima foto é particularmente descritiva da piedade da Missa: a comunhão foi dada na boca, com os comungantes de joelhos, prática tradicional da Igreja, e sumamente recomendada por João Paulo II e Bento XVI.

Enfim, umas poucas (e últimas) foto, que não são desse retiro, mas mostram a Missa em que o Pe. Nilo, LC, do qual falei acima, é ordenado sacerdote. Foi em Roma, no Centro de Estudos Superiores da Legião de Cristo, pelo Cardeal Rivera, da Cidade do México.

Pe. Nilo sendo ordernado sacerdote para sempre

Panorama da Ordenação Sacerdotal


Espero que gostem.

Rafael Vitola Brodbeck

domingo, 18 de março de 2007

Capela Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria

Olá pessoal! Hoje eu gostaria de mostrar a vocês onde assisto às Missas todo sagrado Domingo, aqui em Brasília/DF.

A Capela Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria fica no Condomínio Solar de Brasília, em frente ao balão que se localiza ao final da subida da Ponte Nova (Ponte JK), no sentido Plano Piloto-Lago Sul.



A
missa lá começa às 10:30 da manhã, conforme podemos observar logo na entra do terreno onde fica a Capela.

Nossa comunidade aí é recente. Tem um ou dois anos de existência. Form
ada por pessoas muito acolhedoras e coordenada pelo nosso querido Pe. João Ladeira (pároco na Divino Espírito Santo, na 904 Norte, próxima ao Posto de Saúde), essa Comunidade é para mim um pedacinho do Céu.

No início eu pensava que a Santa Missa começava às 10:00. Depois que colocaram a plaquinha na entrada não esqueci mais... hehehe.

Quando entramos no terreno, nos deparamos com uma belíssima reprodução de um versículo do Livro do Profeta Isaías ("Agindo Deus quem impedirá" cf. Is 43,13) e com a Cruz, símbolo da nossa Fé.

Por esta foto já dá para notar que tudo está ainda no começo. Graças a Deus o terreno é grande e a comunidade está trabalhando para fazer deste lugar um centro catequético e de atividades católicas (festas, palestras, encontros e etc).


Nem mesmo o Templo foi construído ainda. As Missas são celebradas em uma tenda.

Essa foto foi tirada uma meia-hora antes de começar a Missa. Tem que ver como isso aí fico bonito cheio de gente que vem buscar a Deus. Como se vê é tudo muito simples, mas também acolhedor.

Ao lado esquerdo fica a capelinha onde há a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Ao lado direito fica o pessoal que comanda os cantos da Liturgia.

Neste último Domingo quem celebrou conosco foi o Pe. Gualton. Ele é indiano e está no Brasil a quatro meses. Fala cinco idiomas (inglês, português, hindi e o resto esqueci de perguntar... foi mal....). Não tem nem um ano de ordenação!

Celebrava Missas em Manaus/AM e ficará em Brasília até junho. Domingo q
ue vem ele rezará a Missa para nós mais uma vez.

Pe. Gualton é de Goa, uma cidade estado da Índia (por isso considerada um dos menores estados indianos) que no séc. XV foi colonizada pelos portugueses.

Aqui somos eu e Pe. Gualton depois da Missa e nos preparando para cantar os parabéns ao nosso pároco Pe. João Ladeira que estava completando seus 78 anos.

Aproveitei a oportunidade para falar ao
Pe. Gualton sobre o Veritatis e da minha conversão do Protestantismo ao Catolicismo.

Tenho certeza de que ganhei mais um amigo e colaborardor em defesa da Sã Doutrina e da Santa Igreja.

Oremos para que este jovem sacerdote e missionário jamais perca o vigor no bom combate.

sábado, 17 de março de 2007

Veritatis Splendor na TV Canção Nova

No último dia 1º de março participei do Programa "Escola da Fé", do prof. Felipe Aquino, na TV Canção Nova. O programa, com duas horas de duração, contou com a participação ativa do auditório e dos telespectadores, que enviavam perguntas por telefone e por email.

Tratando-se de um programa de televisão ao vivo e considerando ainda que era a minha "estréia" nesse tipo de mídia, natural que estivesse um tanto quanto ansioso, principalmente no início no programa, quando disseram: "Está no Ar!"... mas acho que ia ficando mais tranqüilo conforme o programa avançava.

Além de comentar algumas notícias da Igreja e responder diversas perguntas do auditório e dos telespectadores, o programa também apresentou uma interessante reportagem sobre a canonização de Frei Galvão e divulgou algumas informações sobre o Apostolado Veritatis Splendor.

Quanto a mim, fui muito bem recebido pelo prof. Felipe e sua equipe de produção, a quem sinceramente agradeço pelo convite e acolhida. Por outro lado, gostaria de externar aqui o meu agradecimento a todos os telespectadores que acompanharam ao programa e a todos os demais membros do Apostolado Veritatis Splendor pelo incentivo.

Tirei também algumas fotografias; prometo que, assim que possível, postarei elas aqui.

Abraços a todos!
Carlos

E foi assim que tudo começou...

Quem acompanha o nosso trabalho desde 2002, quando o sítio Veritatis Splendor surgiu, sabe que foi resultado da fusão de vários apostolados católicos existentes, como o consagrado "Agnus Dei" do Carlos Nabeto, "Firmes na Fé" do Cledson Ramos, "Sou Católico, Sou Igreja" do Toni Lopes, "Ictis" meu, "Jesus Cristo.Net" do Wellington Pinho (o mesmo criador do consagrado "Bíblia Católica Online"). Mas o que pouca gente sabe é como tudo isso aconteceu e como os outros membros chegaram ao Veritatis. Na estréia do nosso Blog, nada mais adequado do que contar esta interessante história aos nossos queridos leitores.

Entre 1997 e 1998 surgem os primeiros apostolados católicos na internet. Carlos Nabeto funda o "Agnus Dei", o Prof. Carlos Ramalhete o "A Hora de São Jerônimo" e Frederico Viotti o sítio da "Frente Universitária Lepanto".

Anos depois surgem o "Sou Católico, Sou Igreja" do Toni Lopes, "Firmes na Fé" do Cledson, o "Ictis" do Prof. Alessandro Lima, o "Jesus Cristo.Net" do Wellington Pinho e o "Apologética Católica" do Jaime Francisco.

A crise da apologética católica no Brasil

Tudo estava indo muito bem quando em 2000 uma crise se abate sobre todas estas iniciativas. Seus autores não tinham mais tempo para continuarem a produzir artigos. Esta situação se arrasta até o início de 2002. O Carlos e o eu já éramos muito amigos, nos admirávamos e respeitávamos mutuamente. Apaixonado pela apologética, preocupado pela constante difamação que as seitas faziam à Santa Igreja, o Carlos ficou com o coração contrito e me fez a seguinte: "Amigo, a obra do Agnus Dei não pode parar, não tenho mais condições de continuar tocando este trabalho. Nossos sítios são muito parecidos e confio no teu zelo. Por favor, aceite também o Agnus Dei como mais um filho teu".

Toma que o filho agora é seu

Imagina um homem pálido... Foi assim que me senti quando acabara de ouvir estas palavras da boca de quem eu considero um dos maiores apologistas católicos. Eu não sabia ficava feliz ou triste, pois estava recebendo das mãos do Carlos o maior sítio apologético que já existira no Brasil. Não foi fácil não gente!

Então lá fui eu atualizando o Agnus Dei e o Ictis. Manter um já era difícil imagina os dois? Fui fazendo as coisas assim por um mês apenas.

Resolvi então unificar os dois sítios para deixar o meu trabalho menos penoso, foi aí que pensei: "ora, se o Agnus Dei e o Ictis vão formar um sítio só por que não fazer o mesmo com os demais, já que tá todo mundo atolado e ninguém tá conseguindo atualizar seus sítios?".

Caiu uma maçã sobre a minha cabeça

Deste pensamento surgiu a idéia de criar um apostolado único, onde todos os apologistas pudessem colaborar com o tempo que tinham e sem deixar que o trabalho apologético parasse. Falei da idéia ao Carlos Nabeto que adorou.

Quando o Carlos estava resolvendo parar de manter o Agnus Dei, havia comentado comigo que talvez criasse uma revista eletrônica de edição mensal e que havia pensando para o nome algo como "Veritatis Splendor", por causa a encíclica de mesmo nome de autoria do Santo Padre, o Papa João Paulo II. Eu me lembrei deste nosso bate-papo e então pensei em batizar com este nome o nosso sítio. Falei sobre o nome com o Carlos e ele o aceitou prontamente.

Convidando os primeiros membros

Nós dois resolvemos então coordenar este trabalho e ir convidando os apologistas para formarem este novo sítio, que ainda não tinha nome.

O Carlos chamou o Toni Lopes, o Wellington que logo aceitaram. Convidei o Cledson Ramos, o Jaime Francisco que também aceitaram com muito gosto. Nosso convite também foi estendido ao Prof. Carlos Ramalhete e ao Frederico Viotti, mas eles preferiram continuar seus trabalhos independentemente.

Criamos uma lista de debates que se chamava "Veritatis Splendor Debate". Com o funcionamento da lista descobrimos muitos talentos como o Alexandre Semedo, Rondinelly Ribeiro, Alexandre Dias e o Ewerton Wagner. Estes foram convidados a integrar o VS e aceitaram prontamente. Nesta época a lista ficou sob a moderação do Ewerton.

Na lista "Tradição Católica" os escritos do Rafael Vitola Brodbeck nos impressionava pela clareza de idéias e ortodoxia. Não demorou para ele integrar time do VS.

O Rafael Cresci que me oferecia os serviços de hospedagem para o Ictis, também veio para o time e em 2003 conseguiu a autorização de D. Estevão Bettencourt para que pudéssemos fazer a versão online da consagrada Revista "Pergunte e Responderemos".

Pouco tempo antes da formação do VS surgiu mais um sítio apologético, o "Servi Dei" do Rogério Silva. O Rogério ajudava muito o VS enviando artigos e por esta razão foi convidado por mim a integrar o grupo.

Depois disso muitas pessoas entraram e saíram do VS (seria demasiado longo falar sobre isso). Nos últimos dois anos outras entraram e estamos com a formação atual.

Contamos principalmente com a oração de todos nossos leitores para que continuemos fazendo nosso trabalho em defesa da Santa Igreja e da Fé Católica.