quinta-feira, 12 de abril de 2007

Encontro com o Prof. Orlando Fedeli

No último dia 24/03/07 tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Prof. Orlando Fedeli quando fui assistir a uma palestra sua sobre o Concílio Vaticano II (CVII) e a Crise atual da Igreja, em Brasília (onde moro). Esse evento faz parte do ciclo de palestras que ele está promovendo pelo Brasil.

Foi um momento muito especial pois finalmente se encontraram os diretores dos dois maiores apostolados apologéticos católicos na Internet. Pela especialidade daquela oportunidade, preferi não polemizar, mas compreender melhor o pensamento, as críticas e as reservas que o Prof. Orlando possui em relação ao CVII; e como na sua opinião a Igreja deverá combater a crise atual.

Tivemos a oportunidade de conversar sobre a crise na Igreja, a arquitetura de Brasília (que parece ter fortes influências esotéricas e maçônicas), sobre D. Bosco, nós mesmos e tantos outros assuntos.

Prof. Orlando é muito articulado e inteligente. Tem grande amor pela Santa Igreja e trata as pessoas com muito zêlo e carinho. Também é muito divertido e alegre com constância.

Tanto a Monfort quanto o Veritatis Splendor amam a Santa Igreja, sua Tradição e odeiam o Modernismo. Mas divergimos no que deve ser combatido e como deve sê-lo. As diferenças entre a Monfort e o Veritatis são claras, nossos leitores as conhecem e portanto dispensam apresentações.

Eu e o Prof. Orlando nos tornamos amigos e estamos orando para que nossos apostolados possam colaborar plenamente pela salvação das almas e para o bem de toda Santa Igreja.

Nosso apostolado Veritatis Splendor reafirma seu compromisso de fidelidade ao Magistério Vivo da Igreja, que se expressa também pelo Concílio Ecumênico Vaticano II. Continuamos - e sempre continuaremos - a defender a validade, licitude e ortodoxia do rito novo da Missa, conforme promulgado por Paulo VI e João Paulo II.

A amizade que mantenho com o Prof. Orlando Fedeli não me faz aderir àquilo que, no seu pensamento, considero equivocado.

Eu e o Prof. Orlando Fedeli
presenteamo-nos com nossos últimos livros.

26 comentários:

Anônimo disse...

Um encontro histórico entre duas formas de se fazer apologética, não? Unidade na diversidade.. :)

Anônimo disse...

Salve Maria.

Realmente, um encontro, no mínimo, bem interessante. Conheci já a alguns meses o trabalho do profº Orlando através do site e me identifiquei muito com seu estilo. Há 03 meses, conheci tmbm o apostolado do Veritatis que, tmbm achei muitíssimo interessante pela riqueza nas argumentações principalmente no que diz respeito à apologética contra o protestantismo, muito bom mesmo.
Esse encontro me fez levantar algumas questões... "como deve ser, assumir uma posição meio que "conservadora", hoje na Igreja e ao mesmo tempo, apoiar as doutrinas do CVII?!?!?!? Pois o que tem me chamado a atenção em vocês do VS é justamente isso...
O problema do ecumenismo. a liberdade religiosa, a "abertura" para o mundo... é muita bagunça... e mesmo assim, percebo vcs... firmes. Claro que seria até meio desagradável mas, fiquei até pensando em um "debate" imaginário entre o pessoal da Montfort e do VS. Puxa, daria pra aprender bastante... mas deixa pra lá, né?!
Que Cristo os abençoe e em breve tmbm terei o seu livro.

São Pio X, rogai por nós.

Anônimo disse...

Que Nossa Senhora de Guadalupe os abençõe. Gostaria muito de participar de alguma forma do Veritatis Splendor, site que eu amo de paixão e muito me ajudou na minha formação pessoal. Sou catequista e sempre uso textos do veritatis nas minhas palestras, especialmente sobre a Bíblia. Gostaria muito de ajudar se fosse possível. Sou professor de história e psicólogo formado pela UFMG. Também tenho conhecimentos de informática, sites, php. Estou a disposição do prof. Alessandro Lima, do qual já sou fã incondicional. Este encontro com o prof. Orlando é uma bênção, viva a Santa Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica. Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre com todos vocês. E que vocês prossigam na defesa da fé católica, a única verdadeira.

Matheus Cajaíba
Belo Horizonte / MG
cajahiba@uol.com.br
matheuscajaiba@gmail.com

Unknown disse...

Conheço este site, embora acabe por ver muito mais o da Montfort...
Mas me alegrei muito em ver esta aproximação entre o VS e a Montfort!
Os lobos protestantes, os ateus e os modernistas estão atacando constantemente a igreja... É hora de unirmos em torno da cruz!
Parabéns!

Anônimo disse...

A diferença entre os dois é profundíssima. Estamos entre o Fedeli e o "fedelho".
Um defende a tradição.
Outro mal saiu das fraldas.

Anônimo disse...

Temos que orar muito pela vida desse homem Prof. Dr. O.F. pois ainda não recebeu a Graça do Batismo no Espírito Santo que Renova Todas as coisas e para que Ele seja liberto de toda blasfêmia que profere contra a Renovação Carismática Católica que justamente ao contrário do ele diz, é o novo Pentecostes recebi de Deus para a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.

Anônimo disse...

A diferença entre o Fedeli e o "Fedelho" (como você entitulou o Prof. Alessandro Lima) não é tão grande assim. Se um mal saiu das fraldas o outro já está quase chegando nas fraldas geriátricas.

Anônimo disse...

""Temos que orar muito pela vida desse homem Prof. Dr. O.F. pois ainda não recebeu a Graça do Batismo no Espírito Santo""

kkkkkk!!!

Lá vem os protestantes carismáticos se enfiarem aonde não são chamados...Brincadeira!

Anônimo disse...

Nossa, mas o Prof. Orlando não foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo?

Ou há algum outro tipo de batismo inventado (este tal de "batismo no espirito santo") que não faz parte dos sacramentos da Igreja?

Parabéns pelo encontro!

Anônimo disse...

Este professor Prof.Alessandro é muito contraditório, ele defende a RCC e o Varticano II, como pode ele querer ser um defensor da tradição? Há ainda sérias influências protestantes nele que se diz convertido.

Anônimo disse...

Este professorzinho fedelho Alesaandro Lima já foi "crente" e continua impregnado de heresias... Na certa acredita que Deus o guiou primeiro ao protestantismo para depois desta "aprendizagem" no meio deles se converter à verdadeira Igreja...
Por causa disto ele é ecumênico.
Por causa disto ele é a favor do Vaticano II.
É um tonto guiando outros tontos, como a (o) Taiguara (homem ou mulher?), o "cantor da paz" ecumênica e da ONU, que teve o trabalho de defender o Lima.
E ainda tem o disparate de atacar o Orlando Fedeli, que tem décadas de estudo e só ensina a doutrina da Igreja Católica.
É a luta dos fedelhos Alessando, Taiguara e os patetas contra a Igreja e o Orlando Fedeli.
O Orlando pode estar até usando "fraldas geriátricas" como maldosamente afirmaram, mas é um menino aos olhos de Deus. E tenho certeza que depois desta batalha de décadas pela defesa da fé ele terá a justa recompensa. Ao contrário dos fedelhos, que mal sairam do jardim de infância, guias cegos, que se chegarem à velhice, espero que cheguem convertidos à verdadeira fé.

Anônimo disse...

Prezados irmãos :
Quanto preconceito . . . Quando é que começaremos a respeitar opiniões diferentes e amar como Jesus nos amou?Certamente este preconceito não combina com o Cristianismo.

$.o.$ disse...

É um prazer para mim conhecer-te Alessandro lima, Parabens por suas respostas em favor da doutrina da igreja, quanto a este Orlando Fedeli, não sei não, ele ataca mais a Igreja do que defende e quando defende puxa sardinha só pro seu lado.
Puxa ele fala que o Papa liberou a Missa de Sempre e quer obrigar todo mundo a celebrar este rito sendo que não foi isto que o Papa falou.
Devemos caminhar sempre para a união dos cristãos enfrentanmdo o inimigo de Deus e seu profeta o anticristo.

Paz e bem.

Anônimo disse...

Li no próprio site montfort que haverá uma reforma na assim chamada missa nova, de Paulo VI, que entre outras coisas, o padre deverá celebrar de costas para o povo. Isso é mesmo verdade, existe algma coisa de séria nessas notícias?

$.o.$ disse...

Caro Anonimo.

Esta história de reforma da reforma.
Só existe na mente do Prof. Nicodemos (Orlando Fedeli) e seus discipulos.

O Papa Escreveu Claramente!

A Missa Tridentina será Celebrada de Maneira Extraordinária, ou seja uma missa extra em horários diferentes dos Horários normais da paróquia, enquanto que a Missa que já estamos acostumados a participar em nada mudará apesar destes Rad Trad's insisterem e ameaçarem não é o que foi dito no documento e nenhum Bispo neste Pais ou em qualquer outro lugar do mundo será obrigado a substituir o Rito Romano pelo Rito Tridentino, Jamais foi esta a intenção do Papa, ambos deverão fazer parte da mesma Igreja sendo celebrados sem conflitos.
O que eles fazem questão de causar porque ficaram sozinhos nesta canoa furada.
Não acredite em histórias ficticiosas dos seguidores do Bispo Frances escomundado e que agora seus antigos seguidores começam a retornar para o seio da Igreja.

Viva o Papa.
Jesus te Ama.

Anônimo disse...

Oi Pessoal

Nos encontraremos em Breve em Brasília, no novo ciclo de estudos do Prof. Fedeli, dia 05 e 06 de Abril de 2008, Estarei Lá, Alessandro Lima, espero conhecê-lo pessoalmente, quem se interessar procure a secretaria da Arquediocese de Brasilia pelos detalhes do encontro.

Anônimo disse...

Vejam o comentário que achei neste site: http://luterofedeli.wordpress.com/

É preciso ser totalmente desprovido de discernimento espiritual para não perceber que, desde os tempos em que conspirava para arrebatar a liderança da TFP ao falecido Plínio Correia de Oliveira, o sr. Fedeli é movido por uma única paixão: a superbia, a libido dominandi de um chefe de seita.

De fato não preciso responder-lhe mais nada, Orlando Fedeli, exceto que você é um farsante, um santarrão, um aproveitador da boa fé de seus discípulos e, em toda a linha, uma mentalidade perversa de sectário.

Seu intuito declarado de destruir uma reputação e os meios desonestos que põe em ação para esse fim não apenas são indignos de um homem da Igreja mas estão abaixo até do que a moral laica permite a um intelectual mundano.

Olavo de Carvalho

Anônimo disse...

As aulas que Fedeli dá pelo país são secretas. Ele não divulga o local (endereço) e só aceita inscrição de seus alunos e novatos. Muitos de meus amigos não são aceitos em suas aulas,pois já discutiram com OF e foram expulsos de suas aulas. Fedeli não aceita o debate de idéias, tenta humilhar os opositores e suas reuniões não são públicas.

Anônimo disse...

Caro Amigo Anônimo

Para Participar das aulas dele é Fácil, è só ser amigo da Montfort, que voce recebe os dados via e_mail, até mesmo com um mapa do local, se não for amigo, pode ir mesmo assim, escute tudo em silêncio, grave tudo, não discuta nada que vc nem será percebido, em Brasília procure a arquediocese que te informarão o local, ou escreva para o Monge. Desta vez conseguimos inscrever varias pessoas para o curso dele, estamos anciosos, não pretendemos discutir nada, só ouvir. e a semana que vem vou estar em Salvador, que maravilha, um sol maravilhoso, uma praia, e uma boa sombra para o OF.

Anônimo disse...

Estou a alguns dias visitando o site Montfort.org.br, e cheguei a uma conclusão: o Sr.Orlando Fedeli não tem respeito às pessoas que lá participam enviando cartas. Em cima de um pedestal de orgulho e vaidade, ele diminui todas as pessoas, atribuindo a elas adjetivos que tem como função desacreditar daquele a quem ele se comunica, de forma a ficar mais fácil o embate, e suas explicações. Ele possui realmente um grande conhecimento da história, deve possuir milhares de livros para responder de pronto a várias questões, mas isso não lhe dá direito a pisar nas pessoas. Jesus só combateu com palavras duras aos fariseus, porque eles eram doutores da lei e não a praticavam. O Sr.Fedeli massacra pessoas simples que questionam a igreja e suas crenças. Antes de mais nada, fazendo isso, ele gera ódio à igreja e a seus membros. Por causa de seu orgulho e sua vaidade, ele é hoje o maior inimigo da igreja católica, pois se coloca em embates inúteis até mesmo padres, fiéis, e membros de outras religiões. Quem quer ver um sábio vomitar verdades para humilhar pessoas e se apresentar superior aos outros? Quer ser o maior de todos? Faça-se pequeno, assim ensinou o mestre. O Sr. Fedeli pode ter um grande potencial religioso e filosófico, mas um péssimo trato para responder cartas, falar com as pessoas. E mais, ele não responde cartas que tratam os assuntos sobre o prisma da razão e do raciocínio, pois sobre esse aspecto não adianta cuspir versículos decorados, meticulosamente ordenados para enganar as pessoas. E mais, não tem a menor idéia do que é a lei de amor, da justiça de Deus, e nunca respondeu minhas cartas, pois sempre usei como crivo para minhas idéias o fato que, SE DEUS É PERFEITO, ELE É INFINITAMENTE JUSTO E INFINITAMENTE BOM, e que qualquer idéia de punição divina, inferno eterno e unicidade da existência vão contra esse preceito. E contra isso não há argumentos. Não se pode atribuir a Deus, que é Nosso Pai, as imperfeições que nem nós mesmos temos com nossos filhos (você permitiria um filho seu ir ao inferno eterno?).
"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade." (Allan Kardec)
Já que o Sr.Orlando não publica minhas cartas, nem as responde, agradeço esse site/blog por abrir esse espaço para comentários.
Que Deus os abençoe.

Anônimo disse...

Ola para todos

Com todo respeito, ao pessoal respoável pelo blog veritatis, gostaria de fazer um comentário sobre o comentáriodo Sr. Bruno, acima.
-
Estas observações que o Sr. Bruno externou neste Blog já está ficando mais comum do que deveria, porque todos nós já sabemos que o Prof. Orlando Fedeli só publica as cartas que ele quer, e somente aquelas que dizem o que ele pretende dizer, quanto as demais, ele as joga na lixeira de seu computador, como ele mesmo fez questão de dizer a Pe. Françoá Costa. Logicamente também sou um daqueles que já escreveu para o site Montfort, jamais obtendo reposta, sendo que um dia elogiei bastante o pobre coitado, e mereci receber uma resposta de agradecimento em tres dias, sendo também cadastrado juntamente com os amigos da Montfort. Não sei como pessoas comuns, que visitam por acaso aquele site, acabam gostando dele e ainda defendem o Sr. Orlando, na verdade quando lemos os outros textos que não são escritos pelo "Mestre" "dono do site", até que são bons textos, pelo menos não agridem a pessoa a quem estão respondendo. Caro Sr. Bruno, seu texto é muito bom, mas a sua ultima frase citando um autor não Católico o revela como provavelmente um não Católico, exatamente o alvo prioritário do Sr. Fedeli, uma vez que ele se julga mais Católico do que o Próprio Papa e ainda vive no tempo que não católico ia parar direto na fogueira. Mas afinal, quem precisa do Prof. Orlando Fedeli e do site Montfort para ser um verdadeiro Católico, já que ele segue os ensinamentos de um excomungado da verdadeira Igreja e portanto permanece fora dela, sem garantia de salvação para sua alma.
Aqui no Veritatis, voce poderá encontrar as respostas para todas as suas dúvidas.
Até logo.
-
Jesus te Ama.

Anônimo disse...

Grande encontro: satanás velhinho com satanás menino. Malditos os peitos que amamentaram essas duas bestas humanas! São a encarnaçao do demônio na terra.

Anônimo disse...

Continuo afirmando que as aulas de Orlando Fedeli não são públicas, a tal ponto que não são divulgadas no site. Apenas "amigos da Montfort" e curiosos (prováveis discípulos) são convidados. Participei muitos anos da Montfort. Vi muitos serem humilhados e expulsos das aulas de Orlando. Existe toda uma estratégia para vigiar o pensamento e atitudes dos novatos. Os novatos que demonstram ser contrários à linha de Fedeli ou aqueles que não concordam com a doutrina fedelista são humilhados à vista de todos nas aulas. Fedeli faz questão de rir e de ridicularizar o novato, juntamente com seus discípulos. Cansei de ver e assistir estes casos, além de outros abusos.

Anônimo disse...

Uma coisa "o Monge" tem razão: para quem quiser assistir às aulas de Fedeli, é só ir ao seu site e se cadastrar para assistir. Eles mandam o endereço, dia e local. Mas se for desafeto do Fedeli você não passa da porta. É expulso sumariamente pelo próprio. Ele não permite que assista palestras, a presença é nociva pois o objetivo principal é angariar novos "alunos" na região.
Ao novato, dou algumas dicas: evite de discutir com ele nas aulas, não pergunte nada, não fale nem comente nada na aula nem fora dela (nos almoços,lanches...) Não critique nada. Seja monossilábico. Procure mostrar que Fedeli tem razão em tudo. Cuidado que você estará sendo vigiado a todo momento, Fedeli vai escolher um discípulo para estar "colado" em você para descobrir quem você é, o que faz, o que quer, se tem potencial, suas falhas e defeitos, qualidades etc.
As aulas de Fedeli são interessantes, não há dúvida. Desde que você fique de bico fechado. Se demonstrar alguma dúvida ou discutir com ele, pode se preparar para ser defenestrado.

Anônimo disse...

Fui aluno de história do Professor Orlando Fedelli no início dos anos 70, numa escola da Moóca (SP).
Nauqela época ele era membro atuante da TFP e nos convidava para reuniões em sua casa. Frequentei algumas, em que apenas se falava sobre história, principalmente idade média. Ele, como professor de história era espetacular. Sua teoria da "Tapeçaria da História" era muito boa.
Mas quando os assuntos começaram a descambar para a TFP, deixei de frequentar. Alguns colegas continuaram e se tornaram pessoas fanáticas e alienadas.
Na minha opinião se ele aproveitasse toda sua inteligência e seu dom da Palavra apenas para tansmitir seus conhecimentos de história, faria um bem enorme a humanidade.

Anônimo disse...

Boa tarde!

Sou de Brasília e também conheço pessoalmente o Prf. Orlando, graças a Deus.

Confirmo que de fato ele é excelente professor. Já tive o prazer de assistir muitas de suas aulas que são NO GERAL ABERTAS a quem quiser assistir, em todas que já fui, nunca houve qualquer restrição de participantes, muito pelo contrário, todos são sempre muito bem recebidos e PRINCIPALMENTE OS NOVATOS, o professor sempre fica contentíssimo ao conhecer um.

Eu pessoalmente já fiz vários convites para as aulas do professor e nunca, exceto para evitar escândalo a quem não conhece os temas a serem tratados, nunca recebi qualquer recomendação de perfil de convidados, assim eu é que me escandalizaria. Para terem idéia, quando temos a honra do prof. Orlando em Brasília, convido muita gente.

Não vou negar que não haja ou houve desavenças, seria mentir, no entanto, nunca presenciei alguém sendo convidado a sair de uma aula, geralmente são os próprios desafetos que fogem por falta de argumentos ou desolados por se verem sem saída perante tamanha sabedoria que o Professor tem. Ainda há os humildes que muitas vezes mesmo humilhados por sua própria falta de conhecimento ou ignorância, ao se reconhecerem como tal diante dos ensinamentos do professor, se retratam e reconhecem publicamente que estavam errados ou equivocados.

Obviamente, aqui ou em qualquer lugar deste mundo, todo professor que se preze restringirá ou até mesmo expulsará quem quer queira prejudicar suas aulas, até eu se tivesse capacidade para ensinar faria isso, pelo bom andamento das aulas.

Salve Maria!