segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Pro Catholica Societate

Com muita alegria apresentamos uma maravilhosa iniciativa para o estudo e difusão da cultura católica, o sítio Pro Catholica Societate (http://www.sociedadecatolica.com.br).

Abaixo segue o texto de apresentação deste promissor e abençoado apostolado:

"Aqui se inicia um sonho antigo, de uma Sociedade Católica, que conduza a Deus as almas que lhe pertencem, pois foram compradas com o sangue mais precioso; pelo preço mais elevado."

Caríssimos,

Agradeço muito a Deus por ter me dado amigos preciosos, muitos dos quais sequer conheço a fisionomia devido à longínqua distância espacial que este vasto mundo, criação do Altíssimo, impõe entre nós; mas a Providência, sempre solícita, fez com que, na Comunhão dos Santos, caridosas almas se aproximassem a fim de, reunidas ao coro dos anjos, junto aos sacerdotes e demais membros da Igreja Militante, oferecendo diversas vezes o mesmo Sacrifício Perpétuo da Redenção, manifestar a glória do Todo-Poderoso, proclamando o nome Santo do Senhor através dos meios de comunicação; a uma só voz.

É importante ressaltar o aspecto da unidade entre os filhos de Deus. Sem dúvida é um "mistério gozoso", tal como a alegria da qual o Arcanjo faz menção no momento da Anunciação. Uma unidade que aniquila fronteiras e funde corações. E aqui, nesses meios de comunicação, no Orkut, nas diversas comunidades católicas, "reunidos em torno de nossos pastores" e "professando todos uma só fé", sou profundamente grato por ter conhecido tão profundamente algo que, talvez, jamais tomaria nota caso não tivesse as oportunidades que o Desígnio do Benigno colocou em meu caminhar.

É com esse espírito, queridos irmãos, a quem já conheço, de longa ou curta data, que lhes escrevo este texto, para iniciar um apostolado cuja idéia nasceu de um sonho no qual uma sociedade realmente Católica pudesse mostrar ao mundo seu testemunho, fortificada pelo Espírito Santo que age na Comunhão dos Santos, iluminando os caminhos de ovelhas perdidas, para que possam livremente retornar ao redil de Cristo.

Uma sociedade Católica que, agindo em sua própria realidade particular, alimentada pela Eucaristia e empurrada e apoiada por seus filhos, "amigos pela fé", os quais, estudando, aprendendo e ensinando incansavelmente, assumiram o compromisso de proclamar a Verdade a toda criatura, preste autêntico testemunho, servindo de espelho a refletir a luz de Deus ao mundo inteiro.

Para alcançar esses fins, faz-se necessário dedicar-se à formação dos fiéis, primeiramente dos irmãos que compartilham nossa vontade; depois, aos que nos pedirem, como parte de nossa missão. Essa formação deve ser íntegra e ortodoxa e, para evitar o perigo de que ventos tortuosos acabem sujando as páginas de nossos livros de instrução, a Sociedade Católica foi originalmente concebida com o princípio de se dedicar à criação de um método sistemático, unificado e centralizado de catequese e ensino religioso, a ser aplicado nas diversas paróquias do país onde houver disponibilidade e aceitação, garantindo através da idoneidade de seus integrantes, a incorruptibilidade de seus estudantes.

A ação nos meios de comunicação é um outro objetivo da Sociedade Católica. Com efeito, prestar testemunho da Verdade significa, outrossim, defendê-la quando atacada e, dessa maneira, seus membros devem ser sempre incentivados a escrever a organismos de imprensa, escolas, entidades e empresas, todas as vezes em que existir ofensa e perigo à Fé Católica, pois é obra de misericórdia corrigir aos que erram e "dar testemunho da Verdade é o maior benefício que se pode prestar aos outros" (cf. S. Tomás de Aquino).

Por fim, exclamo como eu tenho o dever de render encomios ao Onipotente! Pois não me cobrou jamais a incompetência para dar prosseguimento à obra que o Espírito inspirou em meu coração - incompetência que me faz escrever esse texto com um dia de atraso - mas, ao contrário, "providenciou" almas generosas que fizeram com que um antigo sonho, hoje, lograsse êxito e colhesse os primeiros frutos.

É impossível pagar a dívida que tenho com Deus, cuja compaixão imensa sempre aportou perto de mim. Meu agradecimento, mais que merecido ao caro João, cuja perseverança e coragem, estou certo disso, serão recompensados em seu devido tempo. Minha gratidão também aos demais amigos que apoiaram e se "aventuraram" gratuitamente neste novo Oceano para o qual remamos.

Aqui se inicia um sonho antigo, de uma Sociedade Católica, que conduza a Deus as almas que lhe pertencem, pois foram compradas com o sangue mais precioso; pelo preço mais elevado.

Em Cristo, Nosso Senhor,

Pax,

Thiago Amorim

Pro Catholica Societate

http://www.sociedadecatolica.com.br/

A Sociedade Católica agradece a Deus por:

Prof. Alessandro Lima e Apostolado Veritatis Splendor, Pe. Rodrigo e Equipe Pastoralis, Dr. Rafael Vitola Brodbeck, Carlos Eduardo Maculan e Comunidade Católicos (Orkut).

Nenhum comentário: