quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Papa convida católicos e ortodoxos à unidade

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 10 de outubro de 2007 (ZENIT.org).- Bento XVI fez nesta quarta-feira um chamado à unidade entre católicos e ortodoxos, por ocasião de sessão plenária da Comissão Internacional para o Diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa em seu conjunto.

O encontro reúne em Ravena (Itália), até o domingo, 30 delegados católicos e 30 delegados das diferentes Igrejas Ortodoxas.

A Comissão está tratando de um tema teológico qualificado pelo Papa como «de particular interesse ecumênico»: «Conseqüências eclesiológicas e canônicas da natureza sacramental da Igreja. Conciliariedade e sinodalidade na Igreja».

O Papa convidou os 23.000 peregrinos que participaram da audiência geral a unirem-se à sua oração «para que este importante encontro ajude a caminhar para a plena comunhão entre católicos e ortodoxos, e para se possa chegar o quanto antes possível a compartilhar o mesmo cálice do Senhor».

Os presidentes da Comissão são o cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e Sua Excelência Ioannis, metropolita de Pérgamo (do Patriarcado Ecumênico).

Nenhum comentário: